18h   ​​​​​​​QUINTETO DE CORDAS
A guitarra (Pedro Rufino) junta-se ao quarteto de cordas, composto pelos músicos e professores Bruno Sousa, Pedro Trigo, Marta Vieira e Rúben Fernandes. Este quarteto foi um grupo criado em 2022 com o objetivo de dar a sua contribuição ao Festival de Música de Fátima.
PROGRAMA:

Concerto para Guitarra e Quarteto de Cordas RV 93, António Vivaldi
I - Allegro
II - Largo
III - Allegro

Quinteto nº4 em RéM, Luigi Boccherini 
I - Pastoral
II -  Allegro Maestoso
III - Grave assai - Fandango

Suite Buenos Aires, Máximo Diego Pujol
I - Pompeya 
II - Palermo
III - San Telmo
IV - Microcentro
PEDRO RUFINO  |  GUITARRA

Pedro Rufino natural de Nisa, iniciou os seus primeiros contactos com a música na Sociedade Musical Nisense. Em 1987 entrou para o Conservatório Regional de Castelo Branco onde frequentou a classe de Guitarra do Professor Paulo Valente Pereira até ao 5º grau, tendo concluído o curso complementar na classe do Professor Eli Camargo Júnior.
Concluiu na Escola Superior de Música de Lisboa a Licenciatura e o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Desde 1996 que lecciona a disciplina de Guitarra e Classe de Conjunto na Academia de Música e Dança do Fundão onde tem desenvolvido os mais variados projetos. Desde 1997 é membro do júri do Concurso Internacional “Cidade do Fundão” – Variante de Guitarra. Acumula ainda funções no Conservatório de Música e Artes do Centro.
Tem participado em vários festivais dos quais se destacam, o III Festival Internacional de Guitarra de Tomar, a participação no Festival Internacional de Novosibirski-Sibéria, no recital organizado pelo Instituto Camões em Moscovo(Rússia), em Varsóvia (Polónia), no XII Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins(Brasil), no Festival Internacional de Guitarra de Sernancelhe(Portugal), no concerto organizado pelo Conservatório Professional de Música de Bilbau “Juan Crisóstomo de Arriaga”(Espanha), no Festival Internacional Guitar'Essonne (França), no Festival Elogio da Guitarra(Portugal), no Festival Allegromosso(Itália), no Festival de Guitarra de Castelo Branco e em vários concertos promovidos pela RDP- Antena 2, destacando-se o realizado no Centro Cultural de Belém. 
Atualmente é membro do Quarteto Concordis e diretor Artístico do Festival Internacional de Guitarra do Fundão.

BRUNO SOUSA  |  Violino
Bruno Sousa (torre de Moncorvo,1991), iniciou os seus estudos musicais na
banda Filarmónica Felgarense aos 8 anos de idade. Entre 2003 e 2009 estudou
na Escola Profissional De Mirandela na classe do professor Roberto Valdés terminando com a classificação máxima. Ingressou em 2009 na Escola Superior
De Música De Lisboa na classe do professor Gareguin Aroutiounian e na classe
da professora Alexandra Mendes, terminando com a classificação de 19 valores.
No ano letivo 2015/2016 concluiu o Mestrado em Ensino de Música de
Universidade de Aveiro. Ao longo dos vários anos tem realizado masterclasses
com professores tais como: Francisco Del Castillo, Gerardo Ribeiro, Aníbal Lima,
Valentim Stefanov, Eliot Lawson, Francesca Vicari, Frank Preuss, Mickail
Bezverkni e David Lefevre.
Trabalhou com os maestros como Paul Mcreesh, Jean Claude Casadesus, Joana
Carneiro, Francesco Belli, Pedro Carneiro, Paulo Lourenço, Ernst Schelle,,
Cristobal Soler, Pedro Neves, Carlos Riazuelo, Osvaldo Ferreira, Christopher
Bochmann, entre outros. Colaborou com vários agrupamentos tal como
Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra do
Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras, OrquestraXXI, Orquestra Esproarte,
Orquestra Aproarte, Camerata Ibero-Americana , FIMEnsemble, , Camerata
Esproarte e Camerata Musart.
Foi bolseiro da orquestra Sinfónica juvenil/Fundação EDP entre 2009 e 2011,
tendo tocado com esta diversas vezes a solo, assim como com a sua Camerata.
Em 2013 conquistou o 2o lugar ex-aqueo no Concurso Internacional da cidade
do Fundão (nível superior), não sendo atribuído o 1o prémio.
Enquanto docente, já lecionou no Conservatório de Música de Fátima e Ourém
assim como na academia de artes da União Músicos de Mira.
Atualmente desempenha funções de professor de violino (desde 2013) e de
diretor pedagógico (desde 2017) no Conservatório de Música Jaime Chavinha,
conciliando estas
funções com a sua atividade performativa regular.
MARTA BOTELHO VIEIRA  |  VIOLINO
Marta Sofia Botelho Vieira, nasceu em Ribeira Grande, Açores. Estudou com Natália Zilkina no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Robert Chen, na Roosevelt University - Chicago College of Performing Arts, e Aníbal Lima, na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde obteve a sua licenciatura em Instrumentista de Orquestra.  Em 2021 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto.
PEDRO TRIGO  |  VIOLA D'ARCO
Natural de Leça da Palmeira, concluiu o mestrado em ensino da Música, na Universidade de Aveiro, e é licenciado em Viola d´arco na classe do professor Jorge Alves pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto. Estudou ainda no Conservatório de Música do Porto com o professor Jean-Loup Lecomte. Ganhou em 2009 o concurso interno do Conservatório de Música do Porto – Nível A.
Realizou masterclass com Ana Bela Chaves, Avri Levitan, Pedro Meireles, Igor Sulyga, Luís Magin, Jutta Puchhammer, Toby Hoffman.
Colaborou com diversos agrupamentos entre os quais, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Camerata Novnorte, Orquestra de Jovens Momentum Perpetuum, Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (2006, 2007 e 2009) Orquestra Sinfonietta, Orquestra de Jovens Gulbenkian (2014) e Orquestra Sinfónica do Porto Casa Música. Trabalha mais regularmente com a Orquestra Bomtempo
Trabalhou com maestros como Joana Carneiro, Pedro Neves, António Saiote, Piu Salotto, Rui Massena, Jean-Marc Burfin, Ernst Schelle, Luís Carvalho, Baldur Bronnimann, Cesário Costa, entre outros. 
A nível de Direção de Orquestra, frequentou cursos de introdução e aperfeiçoamento com os maestros Ernst Schelle e Cesário Costa
Participou em cursos promovidos pela ESTA (European String Teacher Association) tais como: Pedagogia pelo Professor Doutor Cláudio Forcada – Aveiro 2016; Lenneke Willems: Mini Violin - Porto 2019
É professor de violeta e orquestra no Conservatório de Música e Artes do Centro. 
RUBEN FERNANDES  |  VIOLONCELO
Rúben Fernandes iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical da Casa do Povo de Vilarandelo, concelho de Valpaços, de onde é natural.
Frequentou a Escola Profissional de Arte de Mirandela (Esproarte), nas classes dos professores José Francisco Dias, Pedro Neves e David Cruz, tendo integrado a Orquestra Sinfónica e Camerata de Cordas desta escola.
É licenciado em violoncelo pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe da professora Clélia Vital e mestre em ensino da música pela Universidade de Aveiro, na classe do professor Jaroslav Mikus. De 2007 a 2011 foi violoncelista da Banda Sinfónica do Exército.
Ao longo do seu percurso musical frequentou diversas Master-Classes com violoncelistas como Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Aldo Mata, Lluís Claret, Miguel Rocha, Jeroen Reuling, Márcio Carneiro, Kyril Zlotnikov, Erkki Lahesmaa, entre outros. Nas mais diversas formações orquestrais e camerísticas trabalhou com os violinistas Roberto Valdés e Gareguin Aroutiounian, e com diversos maestros como Pedro Neves, Ernst Schelle, Carlos Riazuelo, Alberto Roque, António Saiote, Paulo Lourenço, Luís Carvalho, Cesário Costa, Mitchell Fennell, entre outros. 
Enquanto docente, frequentou diversos cursos de pedagogia com Maria de Macedo, David Cruz, Eulàlia Subirà, Cláudio Forcada e Daniel Leão.
Actualmente é professor de violoncelo no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC) e em paralelo colabora com a Orquestra Bomtempo (Fátima). 
Voltar ao início