21h Concerto de ORGÃO E CANTO

A organista Margarida Oliveira e o tenor Bruno Nogueira apresentam "Portugal, circa 1800", um concerto com repertório de autores portugueses específico da época e para órgão ibérico.
PROGRAMA:
António da Silva Leite (1759-1833)
Paratur nobis mensa Domini
Adágio para órgão - órgão solo
Domine si sponsa tua sum
Paratur nobis mensa Domini
Adágio para órgão - órgão solo
Domine si sponsa tua sum
Anónimo (Portugal, séc. XVIII-XIX)
Discurso para órgão
Discurso para órgão
Marcos Portugal (1762-1830)
Quoniam to solus
Quoniam to solus
Anónimo (séc. XVIII/XIX)
Adágio – órgão solo
Adágio – órgão solo
Marcos Portugal
Dignare Domine
Dignare Domine
Anónimo (Portugal, Séc. XVIII/XIX)
Discurso de órgão com solo de clarins e fagote
Discurso de órgão com solo de clarins e fagote
Frei José Marques e Silva (1782 – 1837)
Laudamus te
Laudamus te
Anónimo (Portugal, séc. XIX)
Tocatta - Adágio
Tocatta - Adágio
Frei José Marques e Silva (1782 – 1837)
Dignare Domine
Fantasia
Dignare Domine
Fantasia

MARGARIDA OLIVEIRA
Natural de Rion (França), Margarida Oliveira, iniciou os seus estudos de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientação do professor João Vaz. Prosseguiu estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi aluna do professor Antoine Sibertin-Blanc. Paralelamente, enriqueceu a sua formação em cursos intensivos ministrados pelos organistas Jürgen Essl, Klemens Schnorr, José Luís González Uriol, Hans Ola Ericsson, Jan Willem Jansen, entre outros. Em 2010 terminou o mestrado em interpretação de órgão na Universidade de Évora, com um trabalho sobre a ornamentação na obra de Nicolas de Grigny. Para além de atividade de acompanhamento coral, tem dado concertos por todo o país, de entre os quais se destaca a participação nos concertos "Non Stop" na Sé Catedral de Lisboa e na Igreja Evangélica Alemã em Lisboa, no Ciclo de Órgão de Santarém (I e II), no Festival de Órgão da Madeira (2011), no festival de Órgão do Porto em 2015, no Festival de Órgão e Carrilhão de Constância em 2016, nos Concertos a 6 Órgãos na Basílica de Mafra (2011 a 2018), no Festival de Órgão do Algarve e no Festival de Órgão de Santarém – FÓS (no qual teve a seu cargo a direção artística), em 2018. Em 2020 participou nas gravações discográficas “Dois Séculos de Música” nos órgãos do concelho de Mafra, tendo participado como solista, acompanhando o canto e como membro da “Orquestra de Órgãos” da Basílica do Palácio Nacional de Mafra. No mesmo ano, concluiu com nota máxima o mestrado em ensino na ESML, no qual desenvolveu um projeto sobre o início dos estudos musicais sem recurso a notação. Foi professora de órgão no Conservatório Regional de Tomar e na escola Canto Firme da mesma cidade, sendo atualmente coordenadora da classe de Órgão do Conservatório de Música e Artes do Centro.

BRUNO NOGUEIRA
Natural da Maia. Entrou para o Conservatório de Música do Porto no ano de 2000, iniciando assim, os seus estudos musicais na classe de canto da professora Cecília Fontes.
Teve ainda como professores de canto José Lourenço, Sara Braga Simões e Peter Harrisson.
Participou em Master Classes com Jill Feldman, Marco Beasley, Rui Taveira, Luís Madureira, Orlanda Isidro e Fernando Guimarães.
No âmbito académico, participou em inúmeros recitais, sendo de destaque a sua apresentação na Fundação Cupertino de Miranda, Museu Romântico da Quinta da Macieira (Porto), Ateneu Comercial do Porto, na Casa da Música (Porto), entre outros.
Trabalhou sob a orientação de Isabel Mallaguerra, João Queiros, José Loureiro e Joana Morais, no Estúdio de Ópera, no Conservatório de Música do Porto.
Como solista, participou na ópera pastoral "Acis e Galatea" de G. F. Handel, no papel de Acis, na ópera “L’Ivrogne corrigé” de Christoph Willibald Gluck, interpretando o papel de Cléon e Pluton, no intermezzo “Kleine Arlekinade”, do compositor italiano Antonio Salieri, interpretando o papel de Arlekin e na opereta “As Madamas do Bolhão”, de Offenbach / Eurico Carrapatoso, interpretando o papel de Manel e Major Raflafla. Também como solista, participou na Missa da Coroação de W. A. Mozart, nas cantatas BWV 106 “Actus Tragicus” de J. S. Bach e BuxWV 75 “Membra Jesu nostri” de Buxtehude, na “Paixão Segundo São João” de J. S. Bach (árias de Tenor), “Matinas da Beata Virgem” de Lourenço Rebelo, bem como na estreia da “Paixão segundo S. João” de Joaquim dos Santos, com a função de Sinagoga, fez de Apolo e Mistery, na ópera Fairy Queen de Henry Purcell. Apresentou-se ainda como solista no projecto "Vozes do Românico", sob a direcção de Magna Ferreira.
Fez parte de vários grupos vocais como Dixit Dominus, Pedro do Porto, Ensemble Vocal, SESQUIALTERA e Arte Mínima.
Trabalhou com os Maestros Cesário Costa, José Ferreira Lobo, Magna Ferreira, Ketil Haugsand, João Paulo Janeiro, Pedro Sousa e Silva, Nuno Costa, Kamen Golaminov, Barbara Franke e João Costa.
Terminou a licenciatura em Música Antiga, pela ESMAE, em 2011, na Classe de Canto da Professora Magna Ferreira.
Actualmente frequenta o Mestrado de Ensino de Música – Canto, sob a orientação do Prof. Luís Madureira, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Teve ainda como professores de canto José Lourenço, Sara Braga Simões e Peter Harrisson.
Participou em Master Classes com Jill Feldman, Marco Beasley, Rui Taveira, Luís Madureira, Orlanda Isidro e Fernando Guimarães.
No âmbito académico, participou em inúmeros recitais, sendo de destaque a sua apresentação na Fundação Cupertino de Miranda, Museu Romântico da Quinta da Macieira (Porto), Ateneu Comercial do Porto, na Casa da Música (Porto), entre outros.
Trabalhou sob a orientação de Isabel Mallaguerra, João Queiros, José Loureiro e Joana Morais, no Estúdio de Ópera, no Conservatório de Música do Porto.
Como solista, participou na ópera pastoral "Acis e Galatea" de G. F. Handel, no papel de Acis, na ópera “L’Ivrogne corrigé” de Christoph Willibald Gluck, interpretando o papel de Cléon e Pluton, no intermezzo “Kleine Arlekinade”, do compositor italiano Antonio Salieri, interpretando o papel de Arlekin e na opereta “As Madamas do Bolhão”, de Offenbach / Eurico Carrapatoso, interpretando o papel de Manel e Major Raflafla. Também como solista, participou na Missa da Coroação de W. A. Mozart, nas cantatas BWV 106 “Actus Tragicus” de J. S. Bach e BuxWV 75 “Membra Jesu nostri” de Buxtehude, na “Paixão Segundo São João” de J. S. Bach (árias de Tenor), “Matinas da Beata Virgem” de Lourenço Rebelo, bem como na estreia da “Paixão segundo S. João” de Joaquim dos Santos, com a função de Sinagoga, fez de Apolo e Mistery, na ópera Fairy Queen de Henry Purcell. Apresentou-se ainda como solista no projecto "Vozes do Românico", sob a direcção de Magna Ferreira.
Fez parte de vários grupos vocais como Dixit Dominus, Pedro do Porto, Ensemble Vocal, SESQUIALTERA e Arte Mínima.
Trabalhou com os Maestros Cesário Costa, José Ferreira Lobo, Magna Ferreira, Ketil Haugsand, João Paulo Janeiro, Pedro Sousa e Silva, Nuno Costa, Kamen Golaminov, Barbara Franke e João Costa.
Terminou a licenciatura em Música Antiga, pela ESMAE, em 2011, na Classe de Canto da Professora Magna Ferreira.
Actualmente frequenta o Mestrado de Ensino de Música – Canto, sob a orientação do Prof. Luís Madureira, na Escola Superior de Música de Lisboa.