18h   Concerto de Piano​​​​​​​
Concerto de lançamento da segunda parte do livro de sonatinas do compositor e professor Diogo Santos. 
O concerto irá ser iniciado pelo breve comentário do professor Evgueni Zoudilkine, autor do prefácio da obra.
Cada peça será comentada brevemente pela professora e compositora Ana Tavares.
PROGRAMA:
Sonatina nº1
1º andamento - Passeio
Intérprete: João Luís (Aluno do CMAC)
2º andamento - Gotas na Janela
Intérprete: Alina Antonyuk (Aluna do CMAC)
3º andamento - Ping-Pong
Intérprete: Diogo Santos

Sonatina nº2
1º andamento - Guardião
Intérprete: António Marques (Aluno CMAC)
2º andamento - O Pastor
Intérprete: Beatriz Costa
3º andamento - Majestoso
Intérprete: Laura Nunes (Aluna CMAC)

Sonatina nº3
1º andamento - Lídio
Intérprete: Jéssica Oliveira (Aluna CMAC)
2º andamento - Sesta
Intérprete: Francisco Carreira (Aluno CMAC)
3º andamento -Enérgico
Intérprete: Paulo Alvadia

Sonatina nº4
1º andamento - A Torre do Relógio
Intérprete: Afonso Ferreira (Aluno CMAC)
2º andamento - Terno
Intérprete: Diogo Santos
3º andamento - Ligeiro
Intérprete: João Gonçalves

Sonatina nº5
1º andamento - Suave
Intérprete: Beatriz Costa
2º andamento - Brincadeira

Intérprete: Paulo Alvadia

Sonatina nº6 
1º andamento - Circo
2º andamento - Swing
3º andamento - Com espírito
Intérprete: João Gonçalves
Sonatina nº7 
1º andamento - Apolo
2º andamento - Dionísio
Intérprete: Diogo Santos
Sonatina nº8
1º andamento - はじめ 
Intérprete: Diogo Santos


Comentários dos professores Eygueni Zoudilkine e Ana Tavares
DIOGO SANTOS

Nasceu na Guarda, e estudou no Orfeão de Leiria onde concluiu o 8.º grau em piano e o 2.º grau em violoncelo. Em 2014 ingressou na Universidade de Aveiro onde concluiu a Licenciatura em Piano em 2017 e o Mestrado em Ensino de Formação Musical sob a orientação de Helena Caspurro e Vasco Negreiros em 2019.
Como compositor conta com várias obras para música de câmara e piano solo resultantes de encomendas por estudantes das Universidades de Aveiro e Évora. Parte do seu trabalho foca-se em música para dramaturgia nomeadamente: a banda sonora original para a peça de teatro “Alexandrina” como encomenda de Anabela Salgueiro (Professora na Universidade de Coimbra); canções para a  “A Vingança do Doutor Miracle” como encomenda do barítono Eduardo Portugal; e, por último, “A Vila de Sozo” para dois coros e orquestra sinfónica com libreto de Joana Nogueira escrita como parte integrante do projeto final de mestrado. 
Como arranjador, conta com oitenta mil ouvintes por todo mundo com o projeto “Philip”. 
Atualmente é professor de Piano no Conservatório de Música e Artes do Centro.
Evgueni Zoudilkine
Nasceu em Borovsk (Rússia), e estudou no Conservatório Superior Tchaikovsky de Moscovo, onde concluiu o Mestrado em Composição em 1991 sob a orientação de Albert Leman e Constantin Batashove. Posteriormente faz a sua Pós-graduação no mesmo Conservatório. Frequentou ainda vários cursos de análise, composição, direção e pedagogia. Em 2004 concluiu o Doutoramento em Composição na Universidade de Aveiro.
Laureado com vários prémios internacionais de composição, Evgueni Zoudilkine tem visto as suas obras interpretadas na Rússia, Polónia, Ucrânia, Croácia, E.U.A., Japão, Espanha, Argentina, Uruguai, Itália, Portugal, entre outros países.
Tem desenvolvido uma intensa atividade pedagógica, dando cursos de composição, análise e orquestração em Filadélfia (E.U.A.), Poznaam (Polónia), e Cosenza (Itália).
Atualmente é Professor Auxiliar de Composição e Análise musical na Universidade de Aveiro, onde apresentou diversas conferências sobre vários temas de Análise Musical e Composição.
ANA TAVARES
Ana Tavares é licenciada em Música – Composição (2012), pela Universidade de Aveiro e Mestre em Ensino de Música – Composição (2014) pela mesma instituição. É licenciada também em História da Arte (2021) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e iniciará o curso de Doutoramento em Estudos do Património em setembro de 2022. É colaboradora do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH – Universidade Nova de Lisboa desde 2020. Desenvolve atividade docente no ensino artístico especializado desde 2012, interessando-se pela interdisciplinaridade e por projetos colaborativos entre as diferentes disciplinas no âmbito do Domínio da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Paralelamente à atividade docente, tem realizado trabalhos de investigação cruzando a História da Arte e a Iconografia Musical dos séculos XIX e XX, apresentando comunicações em conferências nacionais e internacionais, contando também com algumas publicações.
Voltar ao início